O que é QR Code?
Antes de mais nada, para quem não está familiarizado, o que é QR Code (Quick Response Code)?
É um tipo de código de barras desenvolvido pela Denso Wave (subsidiária da Toyota) capaz de armazenar muitos dados.
Por que é “um tipo de código de barras”? Porque têm função similar, mas o código de barras tem ampla utilização no setor varejista enquanto o QR Code ganhou muito mais aplicações.
O Código de Barras codifica informações para ser lido por uma máquina que cruza a informação ali codificada com as informações de um BD (banco de dados) que é de fato onde estão as informações relevantes do produto (descrição, preço, etc.).
De onde veio o QR Code (Quick Response Code)?
Na medida em que mais e mais se popularizou o uso do código de barras, mais suas limitações vinham à tona. A despeito de possuir vários tipos distintos para diferentes aplicações (EAN com 13 dígitos é usado no varejo, DUN-14/ITF-14 com 14 dígitos utilizado para fretes, CODE 11 com 11 caracteres usado em telecomunicações, etc.) a simplicidade da sua estrutura mostrava também sua grande fragilidade.Para atender a um mundo com necessidade cada vez maior de informação visual, o fato do código de barras ser limitado a um pequeno conjunto de caracteres alfanuméricos é um forte indicativo de sua fraqueza, isso tornou necessário o desenvolvimento de um novo código.
Além de informações sobre determinado produto (descrição, preço, foto, etc.) o QR Code possibilita uma leitura mais dinâmica direcionando o consumidor para um endereço WEB (site) onde lhe é apresentado todas as informações do produto, tais como especificações técnicas, vídeos com explicações sobre o modo de usar e as facilidades de uso, aplicações a que se destina e cuidados ao utilizá-lo ilustrando cada caso com fotos, descrições detalhadas, manuais, preço, peso, formas de pagamento, etc., essa riqueza de dados e informações lhe habilitaram para substituir com vantagens o seu antecessor.
Onde é utilizado o QR Code
São exemplos de uso intensivo da aplicação do QR Code: controle de estoque, transmissões de informações, etiquetar produtos, transações bancárias, marketing e vendas. Outra possibilidade explorada pelas empresas é atender o desejo do consumidor e fazer com que ele acesse as páginas de desconto, as especificações de produto, instruções
de montagem buscando suprir e valorizar os aspectos visuais das embalagens e de suas utilizações valorizando a experiência do consumidor. Outros exemplos são: uso em cardápios de restaurantes, em cartões de visitas, mostrando na tela de TV´s para acesso direto dos consumidores enquanto assistem a um determinado programa.
Existem diversas ferramentas que podem te ajudar a criar seu QR Code, várias pagas, outras gratuitas, dentre elas pode usar o CANVA que tem também a função.

São boas práticas para a utilização de QR Code:
- Sempre utilizá-lo com um link – a ausência do link torna ineficaz a potencial do QR Code;
- Adicionar um call to action (CTA) – O CTA apropriado pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso na campanha; Explicite uma razão para atrair a atenção do utilizador – Por exemplo, “descobre mais aqui”, “Assistir ao vídeo”, “compre agora”;
- Utilize um código QR para cada anúncio – isso possibilita medir a eficácia de sua utilização;
- Atentar que landing page para onde enviamos o utilizador esteja otimizada para smartphone – encaminhar o cliente de um smartphone para uma página não otimizada para o sua tela pode gerar uma grande frustração;
- Tome alguns cuidados, por exemplo considere o contexto. – Um código QR na Dutra talvez não seja a melhor ideia;
- Se for imprimir observe o tamanho e a localização;
- As pessoas querem ser notadas, procure torná-lo pessoal – Essa é a maneira de abordá-lo despertando o interesse sem deixar transparecer que é uma promoção;
- Passar a impressão que é uma oportunidade de ouro que ele pode perder – Isso cria o senso de urgência e ajuda a impulsionar a venda;
- Entenda que a ideia do QR code é trazer o tráfego do offline para o online.
As recomendações listadas acima farão a grande diferença na efetividade que se deseja do QR Code, procure observar cada uma delas sempre que for usar este recurso em suas campanhas.
Existem diversas ferramentas que podem te ajudar a criar seu QR Code, várias pagas, outras gratuitas, dentre elas pode usar o CANVA que tem também a função.
Segue abaixo alguns links para que possa criar o seu QR Code:
É isso, esperamos tê-lo auxiliado nessa jornada que é a criação de seu primeiro QR Code.
Se gostou, compartilhe em suas redes sociais ou recomende a seu camarada empresário que busca uma solução para gerar tráfego em suas campanhas.
Grande abraço!